Operação 404 derruba quase 2 mil sites e apps de IPTV pirata no Brasil

A famosa Operação 404 já derrubou 1.022 sites e 720 apps de IPTV pirata no Brasil. Confira!

Os serviços de IPTV pirata continuam chamando a atenção das autoridades. De acordo com informações do Torrent Freak, a Operação 404, que se esforça para combater a pirataria no Brasil e tem esse nome em referência ao erro 404 ligado à serviços fora do ar, tem tido bons resultados desde que foi criada. Ao todo, a operação teve quatro fases ao longo de três anos e derrubou quase 2 mil sites desde então.

Operação 404 derruba diversos sites e apps de IPTV pirata no Brasil

Realizada pela polícia civil, a operação contou com a ajuda da empresa de antipirataria Nagra. Em 2019, ano em que a ação começou, 210 sites e 100 apps ligados a pirataria foram derrubados. Em 2020, foram 252 sites e 65 apps. O melhor resultado veio em 2021, quando a operação derrubou 334 sites e 94 apps.

Neste ano, a operação chegou a sua quarta fase e, até junho, já derrubou um total de 226 sites e 461 apps piratas. Isso significa que desde que foi criada, a operação tirou do ar 1.022 sites e 720 apps.

Um desses apps é o Cuevana 3, removido do APKCombo quando já possuía 1 milhão de downloads. Para atrair o público, esses sites e apps carregam imagens de personalidades famosas no mundo pop, como Alok, Xande Aviões e Marília Mendonça. Quando baixado e instalado, esses serviços são capazes de roubar informações relevantes sobre os usuários, como dados bancários e documentos pessoais.

Além da Nagra, a Operação 404 conta também com a ajuda da Alianza. Além dos diversos sites e apps, eles conseguiram remover cerca de 9.500 listas de canais de IPTV pirata entre setembro de 2019 e agosto de 2021.

Fonte: Torrent Freak, com informações do Tecnoblog

Adalton Bonaventura

Adalton Bonaventura é radialista por profissão e atua na criação de conteúdos para internet desde 2011. Ficou apaixonado por games e tecnologia ainda na infância quando teve o seu primeiro vídeo game, um Magic Computer PC-95. Hoje é Editor do site Oficina da Net e de vez em quando escreve roteiros para vídeos do Oficina da Net e Tech Mobile no YouTube. Contato: [email protected]

Olha esse TabletPhone👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário