Vários modelos de Smart TVs não possuem aplicativos nativos para que o usuário possa efetuar o compartilhamento de tela, com isso sendo possível exibir na televisão o conteúdo que está sendo apresentado em outro monitor ou dispositivo. Para que você possa compartilhar sem a necessidade de utilizar programmas de terceiros é preciso utilizar o sistema operacional Windows 10 ou 11, visto que esses possuem uma função nativa para projetar em outras telas que estão vinculadas na mesma rede wireless.

Como espelhar sem programas?

Diversos modelos de Smart TVs (principalmente os mais antigos) não possuem em sua loja nativa de aplicativos os softwares que permitem que o usuário faça o espelhamento de qualquer dispositivo no televisor. Logo, é preciso buscar alternativas. Uma função que está disponível no Windows 10 e 11 permite projetar a tela do PC em qualquer aparelho que esteja conectado na mesma rede Wi-Fi.

Para isso, é preciso que primeiramente você acesse às configurações da sua TV e habilite o 'Wi-Fi Miracast'. Veja:

Na TV

1. Utilizando o controle remoto acesse às configurações da sua Smart TV;
2. Siga até a opção de 'REDE' e conecte no mesmo Wi-Fi em que o notebook está conectado.

Vá em
Vá em 'Conectar à rede'. Foto por Lucas Ribeiro.

3. Logo após ter feito a conexão você verá que a opção de "Wi-Fi Miracast" foi desbloqueada. Toque sobre ela e ative a função.

*O Wi-Fi Miracast permite que a televisão seja encontrada na rede por outros dispositivos, com isso sendo possível efetuar o espelhamento do conteúdo.

Ative o Miracast. Foto por Lucas Ribeiro.
Ative o Miracast. Foto por Lucas Ribeiro.

Importante!

Dependendo da sua velocidade de conexão com à Internet é provável que haja lag e travamentos durante o compartilhamento.

No PC

No seu computador com Windows 10 ou 11 é muito fácil para encontrar a opção de espelhamento, bastando estar conectado no mesmo Wi-fi. É possível localizar essa função de duas maneiras: pesquisando no menu de busca ou diretamente pela barra de tarefas. O primeiro método é o mais indicado pois nem todos os dispositivos possuem essa função como atalho.

1. Toque sobre a barra de pesquisa e digite "CONECTAR A UMA TELA SEM FIO" e clique no resultado;

Faça como indicado. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Faça como indicado

2. Nesta etapa pressione sobre "CONECTAR A UM VÍDEO SEM FIO" e logo em seguida abrirá um menu lateral apresentando os aparelhos encontrados. Selecione sua Smart TV.

Selecione a opção indicada. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Selecione a opção indicada

3. Antes da imagem ser espelhada você deverá fornecer permissão no televisor, para isso utilize o controle remoto. Após ter confirmado a imagem que está sendo exibida no notebook será espelhada na TV.

Imagem espelhada. Foto por Lucas Ribeiro.
Imagem espelhada

Para parar o espelhamento toque sobre 'DESCONECTAR" no computador. Utilizando esse recurso é possível exibir filmes e séries, por exemplo.

Esse recurso de compartilhamento é ideal para exibir filmes, séries, estudar ou fazer chamadas de vídeo. Não é ideal para jogar, já que existe input-lag e a taxa de atualização é travada em 30 FPS.

A TV não tem essa opção, e agora?

Se a sua SmartTV não tem opção de espelhar tela sem fio, ainda há esperanças. A melhor forma de espelhar a tela é através de uma conexão cabeada HDMI. Não é conveniente igual a versão sem fio, mas tem outra vantagem: não depende da conexão ou velocidade da Wi-Fi.

Para fazer isso é bem simples, siga o passo-a-passo:

1. Conecte o cabo HDMI na entrada da sua TV e no seu PC ou Notebook. Há grandes chances de você ter um cabo HDMI em casa, já que a maioria das TVs e monitores acompanham um de fábrica;

Conectando HDMI no Notebook
Conectando HDMI no Notebook
Entradas HDMI na traseira da TV
Entradas HDMI na traseira da TV

2. No controle de sua TV, aperte o botão "Source" e selecione HDMI 1 ou navegue no menu e encontre a opção de conectar em HDMI;

3. Já no computador, pressione as teclas WINDOWS + P e clique em "Duplicar";

Após apertar Windows + P, você pode escolher qual opção deseja projetar.
Após apertar Windows + P, você pode escolher qual opção deseja projetar

Dica: A tecla Windows é aquela que fica entre CTRL e ALT.

4. Pronto! Se quiser desligar a imagem do notebook, ao invés de "Duplicar", selecione "Segunda tela somente".

O que achou desta matéria? Sua opinião é importante para nós, comente!