O Blackview BV7200, lançado no início de novembro, é a nova geração da linha de smartphones robustos da Blackview, marca que tem evoluído muito bem na indústria mobile, incluindo a categoria de smartphones mais robustos. O aparelho apresenta um grande upgrade em relação ao seu antecessor e agora passa pela análise do Oficina da Net. Será que vale a pena comprar o Blackview BV7200?

Blackview BV7200: o que vem na caixa?

Caixa do BV7200
Caixa do BV7200

O aparelho vem dentro de uma grande caixa branca com um design minimalista e com os itens bem organizados em seu interior. Dentro da caixa, a fabricante manda:

  • Smartphone Blackview BV7200
  • Cabo USB-C para carregamento
  • Carregador de 18W
  • Abridor de gaveta para chip
  • Manual de Instruções

Especificações do Blackview BV7200

O Blackview BV7200 mostra um grande avanço em relação a outros modelos de smartphones robustos do mercado. Embora sua proposta se baseie em ser um celular resistente, sua ficha técnica permite que ele seja também um excelente custo-benefício para desempenho, recursos e capacidade de rodar alguns jogos.

Blackview BV7200
Blackview BV7200

Ele vem equipado com o processador Helio G85 da MediaTek — octa-core de 2,0 GHz, GPU Mali-G52 MC2, litografia de 12 nm e suporte apenas para redes 4G LTE. Possui 6 GB de memória RAM com opção de expansão para 10 GB utilizando a função de RAM virtual e 128 GB de armazenamento interno. Se precisar de mais espaço, há suporte para cartão microSD de até 1TB.

Sua tela é uma IPS LCD de 6,1 polegadas, resolução Full HD (720 x 1560 pixels), densidade de pixels de 282 ppi, proteção Gorilla Glass 3 e taxa de atualização travada em 60 Hz. O display ainda tem um entalhe em forma de gota para abrigar a câmera frontal de 8 MP.

Na traseira, temos uma principal de 50 MP com abertura f/1.8 e foco automático; e uma ultrawide de 8 MP. Sua bateria tem capacidade de 5.180 mAh com suporte a carregamento de 18 watts e 2.5 watts no carregamento reverso.

Blackview BV7200
7.9
Prós
  • Design bonito e resistente
  • Boas fotos
  • Sistema otimizado
  • Autonomia de bateria
Contras
  • Leitor de digitais um pouco lento
  • Aquecimento acima da média
  • Sem conector P2

Design e construção

O design de um aparelho robusto (conhecido também como rugged smartphone) é um dos fatores que mais chamam a atenção. No caso do BV7200, percebemos a preocupação da fabricante em oferecer um visual interessante e moderno, ao mesmo tempo resistente e eficiente.

Construção do BV7200
Construção do BV7200

Toda sua carcaça é feita de plástico com um acabamento preto fosco na traseira e laterais prateadas. Há ainda alguns detalhes na cor laranja, mas ele está disponível também na cor verde e toda preta, para quem preferir um modelo mais discreto. Na parte inferior da tampa temos a estampa da marca "Blackview", logo acima temos um pequeno visor com ícones de resistência e ainda mais acima, o conjunto duplo de câmeras com o flash LED, todos na vertical.

O BV7200 tem medidas de 165.3 mm de altura, 81.6 mm de e 16 mm de espessura. Seu peso de 288g, naturalmente é mais pesado que outros aparelhos mais comuns no mercado, mas não chega a ser algo tão extraordinário assim. Para se ter uma ideia, o Moto G60, que é um aparelho que eu considero pesado, tem 225g. É claro que esse aumento de peso tem a ver com a construção WATERPROOF (resistência a água) e SHOCKPROOF (resistente a quedas).

Abridor da gaveta de chip do BV7200
Abridor da gaveta de chip do BV7200

A grande vantagem do BV7200 é que ele possui certificação IP68 e IP69K para resistência contra a água e poeira. De acordo com a fabricante, é possível mergulhá-lo em uma profundidade de até 1,5 metro por 30 minutos. Além disso, ele também é duro na queda, com a fabricante garantindo uma resistência contra quedas de até 1,80 m graças a certificação militar MIL-STD-810H.

Pontos positivos 👍

Desempenho OK

Como você viu no tópico das especificações, a ficha técnica do BV7200 é de um smartphone de entrada, com alguns aspectos intermediários, como a configuração de memórias e câmeras. Entretanto, o principal componente para desempenho fica por conta do processador, que neste caso, apresentou um resultado satisfatório.

Não estou dizendo que ele é um celular que vai rodar jogos tranquilamente. Dependendo do jogo, até dá para se divertir. Testamos o BV7200 em três jogos: Asphalt 9, Free Fire Max e Genshin Impact. Apenas este último apresentou grandes travamentos, especialmente em áreas com muitos NPCs ou monstros para combate.

Por ser mais grosso que os celulares mais populares, eu gostei da ergonomia que o BV7200 oferece quando seguramos com as duas mãos
Por ser mais grosso que os celulares mais populares, eu gostei da ergonomia que o BV7200 oferece quando seguramos com as duas mãos

A tela é travada nos 60 Hz, então não espere uma performance com uma reprodução com vários quadros e animações suaves e otimizadas. No mais, ele vai muito bem em praticamente qualquer tarefa.

Boas câmeras

Câmeras do BV7200
Câmeras do BV7200

As câmeras foi o campo que mais me surpreendeu. Tirei algumas fotos em ambientes abertos, como numa numa rua durante o fim da tarde, além de outras capturas em um ambiente interno controlado apenas com uma luz artificial.

Nas duas análises, podemos dizer que a câmera de 50 MP consegue fotos com cores bem próximas da realidade, um nível de nitidez agradável e pontos de sombra bastante equilibrados. Além disso, o foco funciona muito bem. Não tive muita dificuldade de focar em um objeto, como nas flores de uma árvore.

O foco do teste ficou na câmera principal, mas a ultrawide também mandou muito bem em fotos que capturassem a mesma imagem, porém com um ângulo mais aberto. As selfies também não desagradaram.

Principal de 50 MP
Ultrawide de 8 MP
Principal + zoom digital
Efeito profundidade de campo. Veja as cores e os detalhes da textura da flor.
Agora o efeito contrário, com a primeira flor desfocada.
Ultrawide
Principal + zoom digital
Ultrawide
Principal de 50 MP
Foto noturna
Melancia em ambiente interno
Optimus Prime
O Optimus tentou tirar um selfie, mas o foco sempre ia para os objetos em segundo plano, como a poltrona e o interruptor da garagem.
Selfie sem nenhum pós processamento

Android 12 bastante otimizado

O sistema é bem otimizado
O sistema é bem otimizado, apesar de ter algum erros de portugês na tradução das funções

Algumas pessoas reclamam até hoje da atualização para o Android 12, mas não é isso o que acontece no caso do Blackview BV7200. O aparelho vem com uma interface própria chamada DokeOS 3.0 que pode não parecer, mas é bastante otimizada. Comandos como acionar o Google Assistente, captura de tela e abrir algum aplicativo funcionam muito bem e de forma bastante ágil.

Talvez algo que possa melhorar nesse quesito é o número de apps desnecessários que já vem instalado no celular, como jogos, limpadores de sistema e outros.

Resistência garantida

Na traseira há um visor que exibe alguns ícones sobre a resistência que o BV7200 oferece. Acredito que esse visor acende, mas ainda não consegui fazer isso.
Na traseira há um visor que exibe alguns ícones sobre a resistência que o BV7200 oferece. Acredito que esse visor acende, mas ainda não consegui fazer isso.

A construção do BV7200 é indiscutivelmente resistente, mas eu quis ir um passo além e colocá-lo em situações de risco que realmente poderiam dar uma dor de cabeça ao usuário. Experimentamos a resistência do aparelho em quedas de uma mesa, mergulhos em um balde d'água e até ser atropelado por um carro. Felizmente, nada aconteceu com o Blackview BV7200.

Em breve vamos criar um conteúdo exclusivo sobre a durabilidade do BV7200.

Isso mostra que ele cumpre o que promete. Então, se você procura um celular resistente para te acompanhar em trilhas, acampamentos e outras aventuras por aí, ou se você é apenas uma pessoa desastrada, o BV7200 pode ser o seu próximo investimento.

Pontos negativos 👎

Leitor de digitais um pouco lento

É uma boa notícia ver um leitor de impressões digitais em um aparelho dessa categoria. Depois de avaliar o OSCAL S60 Pro, outro modelo robusto da Blackview, uma das coisas que mais senti falta foi justamente o leitor de digitais. A empresa parece ter atendido meu pedido e agora inseriu o componente sob o botão de liga/desliga a fim de agilizar a interação com o aparelho.

Do lado esquerdo temos um botão personalizável que pode acionar o Google Assistente ou bater a foto quando a câmera estiver aberto
Do lado esquerdo temos um botão personalizável que pode acionar o Google Assistente ou bater a foto quando a câmera estiver aberto

Entretanto, é preciso dizer que ainda é necessário melhorar o funcionamento do sensor. Não sei dizer por qual motivo, mas ele demora mais que o normal para fazer a leitura do seu dedo, vibrar, acender a tela e conceder o acesso. Geralmente você não vai perceber isso, especialmente depois de algum tempo de uso. Isso ficou evidente apenas em um teste consecutivo que fiz ao bloquear e desbloquear a tela por diversas vezes consecutivas.

Aquecimento acima da média

Não é nenhuma surpresa dizer que a temperatura interna do Blackview BV7200 ficou um pouco acima do que consideramos normal, especialmente durante os testes em jogos. Depois de alguns minutos jogando no celular, você vai perceber um aquecimento que pode comprometer a jogabilidade e desempenho do aparelho.

Em nossos testes, aproximadamente 8 minutos jogando Asphalt 9 fez o aparelho chegar a 45ºC no lado interno, o que resultou em alguns travamentos e lags. Em Genshin Impact, na tela de loading o aparelho já começou a dar alguns engasgos.

Afinal, o Blackview BV7200 é bom?

Afinal, vale a pena comprar o Blackview BV7200?
Afinal, vale a pena comprar o Blackview BV7200?

O Blackview BV7200 é um smartphone incomum para usuários comuns e exigentes. Ele é um celular básico, mas que funciona como qualquer outro do mercado e de brinde, você não vai se preocupar com quedas, arranhões e outros tipos de acidentes. Embora não seja uma marca tão popular no Brasil, muita gente tem apostado na Blackview por conta dos seus produtos com preços competitivos. Se esse for o seu objetivo, o BV7200 não vai te decepcionar.

Seu preço original gira em torno de R$ 1.300, o que já não é um mau negócio para quem procura um modelo simples, mas competente. Suas câmeras desempenham um belo papel, bem como sua bateria duradoura e construção realmente resistente. A menos que você goste de produtos mais leves e discretos, o BV7200 é um investimento consciente para quem procura custo-benefício.

Blackview BV7200
7.9
Prós
  • Design bonito e resistente
  • Boas fotos
  • Sistema otimizado
  • Autonomia de bateria
Contras
  • Leitor de digitais um pouco lento
  • Aquecimento acima da média
  • Sem conector P2

Onde comprar?

Embora seu preço oficial gire em torno de R$ 1.300, o BV7200 está com um preço promocional no AliExpress em razão do 11.11, evento que garante preços ainda melhores na plataforma. Isso significa que até o dia 12 de novembro, você pode comprar o Blackview BV7200 por apenas R$ 885,85 e frete grátis para todo o Brasil. Veja o link abaixo:

👉 Blackview BV7200 por R$ 885,85 e frete grátis no AliExpress

Blackview BV7200
GERAL
Data lançamento
01/11/2022
Corpo
Dimensões
238.8 x 157.6 x 7.7 mm
Peso
450 g
Dimensões
165,3 x 81,6 x 16 mm
Peso
288g
Chip
Dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by)
Proteção IP68
IP69K e IP68
Plataforma
Sistema operacional
Doke_OS P 3.0 e Android 12
Processador
CPU
Octa-core (2x2.0 GHz Cortex-A75 e 6x1.8 GHz Cortex-A55)
GPU
Mali-G52 MC2
Sistema operacional
DokeOS 3.0 e Android 12
Processador
CPU
Octa-core (2x2.0 GHz Cortex-A75 e 6x1.8 GHz Cortex-A55)
GPU
Mali-G52 MC2
Bateria
Bateria
7280 mAh
Carregador
18W
Bateria
Carregador
2.5W Reverso e 18W
Memórias
Memória RAM
LPDDR4X e 6GB
Armazenamento
eMMC 5.1 e 128GB
Memória RAM
Armazenamento Interno
Memória RAM expansiva
Sim e 4GB
Tela
Tela
IPS e 10.1
Tela - Resolução
800 x 1340 pixels
Tela - Densidade
224 ppi
Tela - Tipo
IPS LCD
Tela - Tamanho
6.1
Tela - Resolução
720 x 1560
Tela - Densidade
282 ppi
Tela - Proteção
Corning Gorilla Glass 3
Câmera principal
Câmera principal
50 MP, f/1.8, (wide), 1/2.76
2ª câmera
8 MP, 117˚ (ultrawide)
Câmera - Extras
Dual-LED dual-tone flash, Panorama e HDR
Vídeo
Full HD - 30 fps
Câmera frontal
Câmera Frontal
8 MP, f/2.2, (wide), 1/4
Vídeo
FULLHD - 30fps
Redes de dados
3G
HSDPA 850 / 900 / 1700(AWS) / 1900 / 2100
4G
850
5G
Não
Wi-Fi
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e Dual Band
Bluetooth
A2DP, LE e 5.0
GPS
GPS, GLONASS, GALILEO e BDS
NFC
Sim
Som
Som
Loudspeaker
3.5mm jack
Não
Outros
Rádio FM
Sim
Infravermelho
Não
USB
On-The-Go e Tipo-C
Sensores
Impressão digital (lateral), Barômetro, Bússola, Giroscópio e Acelerômetro