O Android 13 foi lançado recentemente com diversos novos recursos de segurança, privacidade, personalização e até a inédita função de áudio espacial. Embora nem todos os modelos elegíveis já tenham recebido o Android 12, muita gente quer saber se seu smartphone vai receber o Android 13. Veja abaixo a listagem dos modelos elegíveis — algumas oficiais outras ainda não.

Android 13: quais celulares receberão a atualização

Cada fabricante de smartphones libera aos poucos uma lista dos aparelhos que devem receber atualizações. Estamos listando abaixo os modelos que já receberam o sinal verde em outras ocasiões. Isso inclui modelos recentemente lançados, além de dispositivos que foram contemplados com uma nova política de atualização, como alguns fabricados pela Samsung, LG e Motorola.

Quer saber de uma marca específica? Pegue um atalho:

ÍNDICE

ASUS

O Zenfone 9 deve receber o Android 13 ainda em 2022 (Crédito: Oficina da Net)
O Zenfone 9 deve receber o Android 13 ainda em 2022 (Crédito: Oficina da Net)

A ASUS finalmente anunciou quais seus modelos receberão o Android 13. Os modelos mais recentes da linha Zenfone vão começar a receber a versão mais recente do sistema a partir de dezembro de 2022. Os modelos da linha ROG Phone devem receber a partir do primeiro trimestre de 2022.

Google

O Google Pixel será um dos primeiros a receber o novo sistema (Crédito: Google/Reprodução)
O Google Pixel será um dos primeiros a receber o novo sistema (Crédito: Google/Reprodução)

A dona do sistema Android foi a única que revelou seus modelos contemplados até agora. Embora não tenha divulgado um cronograma para esta atualização, a ideia é que eles sejam os primeiros do mercado a receber a nova plataforma.

LG

O LG Velvet é um dos candidatos para receber o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)
O LG Velvet é um dos candidatos para receber o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)

A LG anunciou o fechamento de suas fábricas de celulares em todo mundo em abril de 2021. Porém, a empresa disse que ainda continuaria fornecendo todo o suporte necessário aos seus consumidores, em especial os que compraram os últimos dispositivos da marca. Os modelos abaixo são os únicos da LG que receberão o Android 13 e esta será a última atualização confirmada.

Motorola

O Moto G200 sem dúvida vai receber o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)
O Moto G200 sem dúvida vai receber o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)

A Motorola mudou um pouco a sua política de atualizações nos últimos anos. Com a fabricação de modelos mais robustos, como o Moto G200 e os mais recentes da linha Edge, a ideia da empresa é ampliar o período de suporte fornecido para cada um de seus consumidores. Seguindo a lógica da atualização para o Android 12, é possível, mas não confirmado, que os modelos abaixo recebam o Android 13:

Aguardaremos uma confirmação oficial da Motorola, mas se estivermos certos, é possível que apenas os modelos Razr, lançados em 2019 e 2020 e que já receberam o Android 12, não recebam o Android 13.

Nokia

O Nokia X20 é o único modelo confirmado para receber o Android 13 até agora (Crédito: Oficina da Net)
O Nokia X20 é o único modelo confirmado para receber o Android 13 até agora (Crédito: Oficina da Net)

A Nokia não tem a fama de ser uma das primeiras empresas a atualizar seus celulares quando uma nova versão do Android é disponibilizada. Por isso, é díficil dizer quais celualres receberão o Android 13. O único modelo que temos 99,9% de probabilidade de receber atualização é o Nokia X20, lançado recentemente pela marca. Veja a provável lista:

  • Nokia X20
  • Nokia G10
  • Nokia G11
  • Nokia G20
  • Nokia G21
  • Nokia G50
  • Nokia G300
  • Nokia X10
  • Nokia X100
  • Nokia X20
  • Nokia XR20

OnePlus

A OnePlus ainda (Crédito: Oficina da Net)
A OnePlus ainda não confirmou a lista de celulares, mas o OnePlus Nord CE deve estar na lista oficial (Crédito: Oficina da Net)

A OnePlus não divulgou nenhuma lista oficial de modelos que vão receber a atualização de sistema, mas sem "querer querendo", confirmou que o OnePlus 10 Pro, lançado com Android 12, receberá duas grandes atualizações. Assim, ele receberá não só o Android 13, como também o Android 14.

Realme

É possível, mas não confirmado que o Realme 8 5G receba o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)
É possível, mas não confirmado que o Realme 8 5G receba o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)

A Realme ainda não revelou o seu cronograma de atualizações para a nova versão do sistema operacional que deve chegar no final do ano. Mesmo assim, é possível ter uma noção dos modelos que serão confirmados em breve, já que comumente a empresa tem dado uma atenção especial para seu smartphones topo de linha. Assim, esses são os modelos que provavelmente serão confirmados com o Android 13:

Samsung

Recentemente lançado, o Galaxy S21 FE é um dos contemplados para receber o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)
Recentemente lançado, o Galaxy S21 FE é um dos contemplados para receber o Android 13 (Crédito: Oficina da Net)

A Samsung também não divulgou formalmente quais os modelos que estão prontos para receber o Android 13. Entretanto, a gigante sul-coreana anunciou uma nova política de suporte e atualização para seus aparelhos, e nesta ocasião, revelou quais os dispositivos têm o Android 15 garantido. São eles:

Xiaomi

O Redmi Note 8 é um dos que estão fora nesta primeira lista de dispositivo elegíveis (Crédito: Oficina da Net)
O Redmi Note 8 é um dos que estão fora nesta primeira lista de dispositivos elegíveis (Crédito: Oficina da Net)

A Xiaomi também não divulgou ainda a lista dos seus dispositivos que receberão o Android 13. Entretanto, listamos os modelos que seguiram a mesma lógica de atualização para o Android 12. Isso significa que modelos lançados há mais de dois anos e que não fazem parte da categoria topo de linha da chinesa, não devem ser contemplados. Se isso acontecer, são esses os modelos que devem receber o Android 13:

Oppo

O Oppo Find N é um dos modelos garantidos para receber o Android 13 (Crédito: Oppo/Reprodução)
O Oppo Find N é um dos modelos garantidos para receber o Android 13 (Crédito: Oppo/Reprodução)

A Oppo também já tem uma lista especulativa de aparelhos elegíveis para receber a nova versão do Android. Ainda sem uma confirmação oficial, montamos a lista abaixo nos baseando apenas na política de atualização da empresa, que geralmente costuma lançar três grandes atualizações de sistema para modelos da linha Find X, e duas para a linha Reno.

  • Oppo Find N;
  • Oppo Find X5 Pro;
  • OPPO Reno7 5G / OPPO Reno7 Z 5G / OPPO Reno7 Pro / OPPO Reno7 Pro 5G;
  • OPPO Reno 6 / OPPO Reno 6 Pro 5G / OPPO Reno 6 Pro Plus 5G;
  • OPPO Reno 5 Pro 5G;
  • OPPO F19 Pro Plus 5G;
  • OPPO F21 Pro Plus 5G;
  • OPPO A96 5G;
  • OPPO K9s 5G;
  • OPPO Find X3 Pro;
  • OPPO Find X5 5G / OPPO Find X5 Pro Dimensity Edition.

Por que nem todos celulares recebem o Android 13?

De forma geral, a maioria dos smartphones Android lançados nos últimos anos são compatíveis com atualizações para as versões mais recentes do sistema operacional. No entanto, isso pode variar de acordo com o fabricante e o modelo do aparelho, então é importante verificar as especificações e as atualizações disponíveis para o seu aparelho específico. Alguns fabricantes fornecem atualizações do sistema operacional por um período mais longo do que outros, enquanto alguns modelos mais antigos podem não ser compatíveis com as versões mais recentes do Android. Quem vem se destacando em manter atualizações por mais tempo é a Samsung.

E aí? Seu celular está na possível lista de contemplados para receber o Android 13? Deixe seu comentário abaixo!