Fones de ouvido abertos ou fechados? Qual a melhor escolha e por quê?

Entenda o que são fones de ouvido abertos e fechados, além das vantagens e desvantagens de cada um deles para que você faça uma compra mais consciente.

Ao procurarmos por fones de ouvido, iremos nos deparar com os termos open-back e closed-back. O primeiro significa "traseira" aberto, enquanto o segundo quer dizer "fundo" fechado. Entenda o que há por trás dessa denominação, qual seria a melhor escolha e quais os motivos para um ter vantagem sobre o outro.

A escolha entre um fone de ouvido open-back (aberto) e closed-back (fechado) irá variar de acordo com a necessidade da pessoa, pois dependendo do tipo de uso/atividade, um será mais vantajoso que o outro. Confira a seguir como saber diferenciar quando o fone de ouvido aberto valerá mais a pena que o fechado e vice-versa.

O que são fones de ouvido abertos (open-back) e fechados (closed-back)?

Como escolher fones de ouvido abertos (open-back) e fechados (closed-back). Na foto um headphone Sennheiser HD600 e um on-ear Audio Tehcnica ATH-ESW9. Fonte: Vitor Valeri
Como escolher fones de ouvido abertos (open-back) e fechados (closed-back). Na foto um headphone Sennheiser HD600 e um on-ear Audio Tehcnica ATH-ESW9. Fonte: Vitor Valeri

Antes de entendermos o que são fones de ouvido abertos e fechados, é necessário compreender sobre as partes que os constituem. Basicamente, temos duas partes:

A primeira parte encaixa ou apoia em nosso ouvido ou cabeça. A que encaixa seria a ear tip ("ponteira" ou "borrachinha") de um fone de ouvido do tipo in-ear ou a espuma que envolve o do tipo earbud. Já a que apoia em nosso ouvido seria a ear pad ("almofada") de um fone do tipo on-ear, enquanto a que apoia na cabeça seria a ear pad de um headphone do tipo over-ear.

A segunda parte envolve o driver (alto-falante) e é chamada de house (corpo). Além de abrigar o driver, a house de um fone de ouvido é responsável por proporcionar parte da acústica necessária para se atingir a sonoridade desejada. Isso envolve a escolha de diferentes materiais e do design, que pode ser aberto (open-back) e fechado (closed-back), para conseguir lidar melhor com as reverberações e alteração de pressão do ar, que são consequências da movimentação do diafragma do driver.

Os fones de ouvido abertos (open-back) são aqueles que possuem a "traseira" (ou "fundo") da house (corpo do fone) aberto, onde geralmente há uma grade ou frisos, com vários sulcos para o ar circular melhor. Em um headphone over-ear ou on-ear, a parte onde há a grade é o lado oposto onde está encaixado as ear pads ("almofadas") nas ear cups ("conchas"). Já em um in-ear, o local onde estão as grades ou frisos chama-se "faceplate" e é o lado oposto onde está o bocal por onde sai o som (nozzle) com a ear tip ("ponteira" ou "borrachinha") encaixada.

Já os fones de ouvido fechados (closed-back) são aqueles que possuem a "traseira" (ou "fundo") da house (corpo do fone) fechada, apresentando uma peça inteiriça feita em plástico, liga metálica ou madeira. Em um headphone over-ear ou on-ear a parte onde há a peça inteiriça chama-se ear cups (conchas). Já em um in-ear, essa região chama-se "faceplate" e está completamente integrada ao restante da house (corpo do fone de ouvido).

Quais as vantagens e desvantagens de um fone de ouvido aberto (open-back)?

Geralmente, fones de ouvido que seguem um design aberto (open-back) costumam apresentar uma sonoridade mais "aberta" e "natural". Aqui costuma ser menos aparente aquela sensação de que se está vestindo algo e que o som está vindo de alto-falantes (drivers) posicionados próximo à cabeça.

A apresentação de um headphone over-ear aberto (open-back) costuma ter uma projeção melhor dos instrumentos, com uma separação dos sons maior, facilitando a identificação da posição de, por exemplo, da voz do cantor (a), de uma guitarra, de um violão, de um piano ou de um violino. Isso ocorre porque o chamado "palco sonoro" é maior em fones de ouvido abertos. Caso não saiba, o palco sonoro é a forma como o fone de ouvido reproduz o espaço da gravação original, sendo possível perceber sua largura, altura e profundidade, juntamente com o posicionamento dos instrumentos dentro dele.

As únicas desvantagens dos fones de ouvido com design aberto (open-back) são o nível de isolamento do ruído externo (barulho no ambiente), que é muito baixo e o som gerado pelo driver (alto-falante), que acaba "vazando", podendo atrapalhar o silêncio do ambiente. O motivo pelo qual o som "vaza" é que não há um material isolante para fechar totalmente a house (corpo) do fone de ouvido e o movimento do diafragma do driver (alto-falante) gera sons não só para frente, mas para trás também. Como a traseira dos fones de ouvido abertos possuem grades, o som acaba saindo para fora do fone de ouvido e outras pessoas acabam percebendo as ondas sonoras geradas pelo alto-falante.

Quais as vantagens e desvantagens de um fone de ouvido fechado (closed-back)?

Quando fechamos a house (corpo) de um fone de ouvido, o driver (alto-falante) costuma ficar completamente selado. Com isso, os fabricantes e desenvolvedores de fones de ouvido tem o desafio de manter o som o mais natural possível. Para isso, são utilizados, por exemplo, diferentes materiais nas ear cups (conchas) dos headphones over-ear e on-ear, optando por ligas metálicas e diferentes madeiras.

A grande vantagem de fones de ouvido com design fechado (closed-back) é um nível de isolamento do ruído externo (barulho no ambiente) maior comparado aos com design aberto (open-back). Entretanto, o quão melhor é o bloqueio dos sons pode variar, pois os diferentes materiais utilizados na house (corpo) do fone de ouvido irão interferir diretamente neste aspecto.

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Vitor Valeri

Redator |

Fundador dos canais Fones High-End nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há mais 10 anos, hoje é responsável pela redação no Oficina da Net. Para releases e reviews: [email protected]

Comentários
Minha foto
Insira um comentário