Fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser Sport True Wireless // REVIEW

Conheça o in-ear TWS da Sennheiser voltado para esportes e veja o que foi feito para entregar a melhor experiência possível para a prática de esportes e exercícios físicos como corrida, ciclismo e musculação na academia.

Anunciado em abril de 2022, o Sennheiser Sport True Wireless é o primeiro fone de ouvido in-ear TWS para esportes da desenvolvedora alemã de headphones. Com aparência semelhante à do Sennheiser CX True Wireless (confira nosso review aqui), a proposta do intra-auricular voltado para a prática de exercícios é oferecer o encaixe ideal para a atividade, além do nível de isolamento correto para a prática esportiva que se está realizando.

Temos como principais destaques no Sport True Wireless suas ear fins (ou ear hooks) para fixar melhor a estrutura do fone no ouvido. Entretanto, a Sennheiser foi além disponibilizando uma combinação de ear tips específicas para diferentes tipos de esporte com seu aplicativo Sennheiser Smart Control, que ativa um processamento de som diferente dependendo da prática esportiva realizada. Mas será que o prometido foi cumprido? Confira agora neste review!

Review do fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser Sport True Wireless

Review (análise) do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Review (análise) do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Construção: Aspectos físicos e funcionalidades

Para a prática de exercícios físicos ou algum esporte em que a pessoa se movimenta de forma intensa, geralmente é necessário que os fones de ouvido TWS se fixem bem no ouvido. Esta é uma grande dificuldade, pois os fones Bluetooth do tipo True Wireless Stereo não possuem cabo algum, algo que costuma auxiliar no encaixe na orelha do esportista. Para isso, criou-se as ear fins (ou ear hooks), uma espécie de gancho de silicone que se prende a house (corpo) dos fones e acompanham os sulcos do ouvido.

Ear fins (ou ear hooks) do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Ear fins (ou ear hooks) do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

O Sennheiser Sport True Wireless traz diferentes tamanhos de ear fins (ou ear hooks), incluindo uma opção que não possui ganchos, somente a fita emborrachada para encaixar no corpo do fone de ouvido. Tentei utilizar os mesmos modelos em ambos os lados, mas percebi que a minha orelha direita ficou dolorida e fui obrigado a usar um tamanho menor. Por conta disso, indico que na primeira vez que se utilizar estes fones de ouvido, observe se há vermelhidão nos sulcos do ouvido e se a região do encaixe está dolorida.

Ear fins (ou ear hooks) do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Ear fins (ou ear hooks) do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Levando em consideração que o nível de isolamento do ruído externo é importante para a prática de exercícios ou esportes, procure escolher o tamanho correto de ear tips ("ponteiras" ou "borrachinhas"). Além disso, note que o encaixe também é importante para se obter a sonoridade correta. Tendo isso em mente, é recomendado que se leia os seguintes artigos para obter um entendimento melhor sobre o assunto:

Para oferecer um nível de isolamento correto para a prática de exercícios ou esportes, a Sennheiser desenvolveu dois tipos de ear tips ("ponteiras" ou "borrachinhas") para os modos "Focus" ("Foco") e "Aware" ("Consciente"). A proposta é oferecer o melhor isolamento possível no modo "Focus" e um isolamento menor no modo "Aware".

Ear tips (ponteiras ou borrachinhas) para os modos Focus (Foco), a direita, e Aware (Consciente), a esquerda. Fonte: Vitor Valeri
Ear tips ("ponteiras" ou "borrachinhas") para os modos "Focus" ("Foco"), a direita, e "Aware" ("Consciente"), a esquerda. Fonte: Vitor Valeri

O modo "Focus" ("Foco") é para aquelas horas que não queremos ouvir nada e concentrar no exercício, como é o caso da musculação em academias, onde a distração pode atrapalhar o desempenho e objetivo do treino. Já o modo "Aware" ("Consciente") foi pensado para esportes que necessitam de atenção ao que está acontecendo no ambiente ao redor do usuário, como, por exemplo, durante uma corrida ou pedalada em um circuito com amigos ou colegas na cidade, local em que há muitos carros, motos, caminhões e ônibus trafegando.

Em minha experiência, ao utilizar as ear tips do modo "Focus" ("Foco") e selecionar no app Smart Control que estou utilizando-as, notei um bom nível de isolamento e nitidez no som reproduzido, mesmo com as caixas de som da academia onde faço musculação estando em um volume relativamente alto. Os testes foram realizados com 50% do volume do smartphone (OnePlus 5T) com uma playlist de músicas que criei e escutei diversas vezes para perceber mais facilmente como era a qualidade da reprodução dos sons no ambiente. Mesmo em músicas mais calmas (maior número de momentos de silêncio ou sons mais baixos), embora eu ouvisse um pouco do som exterior, foi possível perceber grande parte das nuances das faixas que estavam sendo reproduzidas pelo Sennheiser Sport True Wireless.

Já no modo "Aware" ("Consciente"), ao andar de bicicleta ou correr, notei de fato um isolamento menor dos sons na rua. Mantive as mesmas características (playlists selecionadas e volume) que nos testes do modo "Focus" ("Foco") e consegui perceber carros e motos se aproximando de mim com uma distância de aproximadamente 5 metros (ou o equivalente um carro sedan). Se o veículo estivesse com o som ligado ou fosse uma moto com um ruído muito alto no escapamento, era possível perceber com uma distância um pouco maior.

Seleção de modos Focus e Aware no aplicativo Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri
Seleção de modos "Focus" e "Aware" no aplicativo Sennheiser Smart Control. Fonte: Vitor Valeri

Ao correr, não senti tanto o barulho do vento batendo contra os fones de ouvido. Entretanto, andando de bicicleta, dependendo da velocidade do vento ou se estiver em uma descida em alta velocidade, é bem nítido o ruído gerado pelo vento.

Não há cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling) no Sennheiser Sport True Wireless. Entretanto, não senti falta do recurso, pois o isolamento proporcionado pelas ear tips ("ponteiras" ou "borrachinhas") somado ao formato mais anatômico comparado as gerações anteriores de fones TWS da marca é bom o suficiente.

A fixação do Sport True Wireless é bem solida e em momento algum senti o fone de ouvido escorregar da orelha. Creio que isso seja principalmente devido ao uso de ear fins (ou ear hooks), mas também notei que o TWS consegue encaixar mais profundamente no canal auditivo, ficando mais seguro no ouvido. Não senti desconforto algum ao realizar exercícios intensos durante 1 hora de treino.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Comparando com outros modelos da marca, senti falta do sensor que permite a interrupção e reprodução automática da música ao retirar o fone de ouvido da orelha no Sport True Wireless. Além disso, tive uma certa dificuldade em obter um bom selamento em minha orelha direita e foi particularmente difícil resolver este problema durante o treino na academia. Dito isso, gostaria de ver algum sistema que confirme se o TWS está corretamente encaixado no canal auditivo.

Conectividade: Codecs de áudio e padrão Bluetooth

Em termos de conectividade, o Sennheiser Sport True Wireless conta com Bluetooth 5.2 (saiba a fundo o que o novo padrão traz). Além disso, o TWS conta com o codec de áudio Bluetooth aptX, proporcionando uma boa qualidade de transmissão de dados. Para obter um entendimento melhor sobre o assunto, leia os seguintes artigos:

Bateria: Durabilidade e carregamento

Definitivamente não tenho nada a reclamar da durabilidade da bateria do Sennheiser Sporte True Wireless. Com uma duração de 9 horas em uma única carga, o TWS aguenta o dia inteiro de uso intenso e ainda consegue proporcionar mais 1h com 10 minutos de carregamento. Além disso, sua case de carregamento adiciona mais 27 horas de reprodução ao in-ear True Wireless Stereo.

É interessante notar que a case de carregamento possui uma proteção de borracha em sua porta USB-C, protegendo-a contra respingos. Seu carregamento total demora 1 hora e 30 minutos.

Case do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Case do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Qualidade de som

De nada adianta todo o cuidado que se teve com a experiência do usuário na utilização de fones de ouvido TWS em exercício se não entregar uma boa qualidade de som, não é mesmo? Afinal de contas, a música serve para nos empolgar durante a prática de esportes ou mesmo ajudar a focar na realização do movimento correto. Felizmente a Sennheiser manteve sua fama em entregar uma excelente qualidade de som em in-ears True Wireless Stereo.

O Sport True Wireless possui um bom equilíbrio tonal para a prática de exercícios. No modo "Focus" ("Foco"). percebe-se que há um leve incremento nos graves, mas sem invadir os médios, sendo útil de certa maneira para isolar grande parte dos sons no ambiente quando se quer isolamento. Notei que isso mudou quando alterei para o modo "Aware" ("Consciente") e, ao que parece, uma equalização foi aplicada ao som.

No modo "Aware" ("Consciente") tive a impressão de que houve uma diminuição dos médios e agudos, deixando os médios mais destacados. Essa mudança provavelmente foi pensada para permitir uma percepção melhor do barulho do motor de carros, motos e caminhões. Como não há modo "neutro", o modo "Focus" ("Foco") seria onde se tem o melhor tuning e performance em minha opinião.

Case do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Case do fone de ouvido TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Os médios do Sport True Wireless possuem boa presença, mas senti que eles são levemente recuados. Além disso, me parece que alguns instrumentos e vozes são por vezes um pouco mais finos do que eu gostaria. Embora isso não me incomode tanto, é algo que sinto falta e que não era tão aparente no CX True Wireless ou CX Plus True Wireless.

Indo para os agudos, temos uma presença aceitável, que compõe bem com os graves e médios. Entretanto, senti uma certa falta de extensão e definição.

A separação de instrumentos e o palco sonoro são condizentes com o preço, oferecendo uma boa performance. Certamente neste quesito, o Sport True Wireless está entre os melhores em sua faixa de preço.

Conclusão

O Sennheiser Sport True Wireless consegue entregar o que promete e é uma excelente opção para aqueles que procuram um fone de ouvido in-ear TWS voltado para esportes e prática de exercícios em geral. Com a união entre aplicativo, ear tips ("ponteiras" ou "borrachinhas") e ear fins (ou ear hooks), conseguiu-se um resultado bem interessante. Embora ainda haja alguns pontos a melhorar, não há como deixar de recomendá-lo e acredito que veremos modelos cada vez melhores de fones TWS para esportes da fabricante alemã de headphones.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Sport True Wireless. Fonte: Vitor Valeri

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Vitor Valeri

Redator |

Fundador dos canais Fones High-End nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há mais 10 anos, hoje é responsável pela redação no Oficina da Net. Para releases e reviews: [email protected]

Comentários
Minha foto
Insira um comentário