Como ativar os 144Hz+ no seu monitor (2022)

Algumas pessoas não sabem, mas para usufruir da alta taxa de atualização do monitor é necessário ativar esse recurso dentro do Windows. Mas como saber se o monitor está em 144 Hz? Vamos descobrir.

Se você é um ávido gamer e decidiu comprar um monitor 144Hz ou até com um refresh rate maior saiba que é necessário configurar seu monitor antes de utilizar todo o seu potencial, e neste tutorial iremos ajudar você a fazer isso.

Vale ressaltar que refresh rate alta não beneficia apenas jogos, mas praticamente tudo que você faz no computador. Até escrevendo artigos, navegando em sites de notícias, scrollando feed - a diferença é perceptível. A única exceção são os vídeos e filmes, que possuem suas taxas de atualização travadas em 24, 30 e 60fps.

Mas antes de você poder desfrutar de todas as vantagens do seu mais novo monitor é necessário configurá-lo no Windows para que ele rode dentro das especificações do fabricante. Tem pessoas que compram um monitor com refresh rate alta e o utilizam normalmente, sem configurar nada, pensando "Hmm, não é tão diferente assim, mal consigo notar!", sendo que estão o utilizando em 60hz esse tempo todo. Neste tutorial iremos lhe ensinar como configurar o monitor para atingir essas taxas de atualizações elevadas! E não se preocupe, o tutorial é extremamente simples e você deve conseguir configurar tudo em menos de 10 minutos. Bora lá?

Como ativar os 144Hz+?

Vamos dividir todos os passos em etapas que devem ser seguidas na ordem que mencionei aqui, se você pular uma etapa pode ser que não seja possível fazer a próxima, então siga na ordem, beleza?

1 - Conectar o monitor com o cabo correto

Esse é o primeiro passo ao configurar um monitor com mais refresh rate, utilizar o cabo correto para conectar o monitor ao PC. Na grande maioria dos casos, o cabo que vem incluso na caixa é o certo para poder utilizar o monitor nas especificações corretas.

Por que tem que verificar o cabo? Porque há várias revisões de cabos de vídeo, quanto mais nova a revisão maior a resolução que o mesmo suporta, assim como o Refresh Rate. Por exemplo: O HDMI 1.0 suporta somente resolução Full HD (1920 x 1080) e 60Hz, enquanto que o HDMI 2.1 já suporta 4K (3840 x 2160) a 120Hz, que necessita mais de 4x a banda de dados do que a resolução inicial. O mesmo vale para as revisões de DisplayPort, porém a grande maioria dos monitores 144Hz já vem com uma entrada DP 1.2 e cabo incluso.

Cabo HDMI Amazon
Cabo HDMI Amazon

Enfim, para ter certeza que você conectou o cabo correto ao monitor, basta tentar seguir os passos a frente. Se eles funcionarem quer dizer que está tudo certo!

2 - Verificar se está na resolução nativa

O próximo passo é ainda mais simples e você faz ele diretamente da sua tela do Windows. Para verificar se você está rodando na resolução nativa do monitor basta ir na área de trabalho e clicar com o botão direito do mouse, uma pequena janela irá abrir na tela, e aí você deve selecionar a opção Display Settings em inglês ou Configurações de Tela em português.

Selecione essa opção
Selecione a opção circulada

Após isso, role a página pra baixo e vá até a opção Resolução da Tela e é lá onde você irá selecionar a resolução correta de seu monitor. Normalmente o Windows mostrará a resolução correta como recomendado, mas se caso não esteja marcado com isso não se preocupe, o importante é selecionar a resolução que corresponde ao que mostra na caixa do seu monitor. No nosso caso, ele é Full HD, então iremos selecionar 1920 x 1080, que é o recomendado pelo Windows.

A resolução deve ser a mesma citada nas especificações de seu monitor
A resolução deve ser a mesma citada nas especificações de seu monitor

E pronto, você está rodando na resolução nativa, então agora vamos ao terceiro e último passo.

3 - Ative os 144Hz+ (ou o Refresh Rate do seu monitor)

O terceiro e último passo é quase tão simples quanto o segundo, iremos começar indo no mesmo lugar de antes: clique com o botão direito na área de trabalho e selecione a opção "Display Settings" em inglês ou "Configurações de Tela" em português. Dentro desta janela rolar até o final da página e selecionar a opção "Advanced Display Settings/Opções avançadas da Tela".

Voltamos ao menu de configurações de tela e selecionamos as opções avançadas
Voltamos ao menu de configurações de tela e selecionamos as opções avançadas

Após selecionar essa opção uma nova aba dentro da mesma janela deve abrir. Se você tem mais de um monitor tenha certeza de que o que você quer configurar esteja selecionado, onde selecionar está circulado na imagem abaixo. Depois de selecionar o monitor certo, clique em "Display Adapter Properties/Propriedades de adaptador da Tela", e aí outra janela deve abrir.

Selecione o monitor e depois as configurações de adaptador
Selecione o monitor e depois as configurações de adaptador

Nesta nova janela, selecione a aba "Monitor", após fazer isso uma opção chamada "Screen Refresh Rate/Taxa de atualização da Tela" deve aparecer com um pequeno menu. Basta clicar no menu e selecionar a taxa de atualização correspondente ao monitor, seja 100Hz, 144Hz, 240hz, etc, e está tudo pronto. Seu monitor deve piscar para poder inicializar na taxa correta, clique "Ok" e você agora deve desfrutar toda a glória de uma imagem muito mais suave e fluída.

Na nova janela selecione monitor e a taxa de atualização correspondente ao seu monitor
Na nova janela selecione monitor e a taxa de atualização correspondente ao seu monitor

No Windows 11:

Aqui o processo também é simples, siga meus passos:

1. Após conectar seu monitor com um cabo Display Port ou com o cabo que acompanha o monitor que você comprou, clique com o botão direito na área de trabalho;

.
Desktop

2. Estamos nas configurações de vídeo. Para mudar a refresh rate do monitor clique em Exibição avançada. Aqui também é onde podemos ativar o recurso de HDR do monitor, se você tiver interesse em utilizar essa função.

.
Vídeo

3. Na "exibições avançadas" é onde podemos alterar o monitor que será modificado. Embaixo, escolhemos a taxa de atualização;

.
Exibição avançada

4. Aqui estão listadas todas as taxas de atualizações disponíveis para seu monitor. Se uma delas não estiver aparecendo, você provavelmente está usando um cabo HDMI antigo ou não ativou o overclock no menu de seu monitor, como eu tive de fazer com esse aqui (de fábrica só vai até 240hz, 280hz é overclock). Na dúvida, utilize um cabo DisplayPort.

.
Exibição avançada

Ainda ficou com alguma dúvida? Achou o tutorial útil? Tem dicas de mais tutoriais? Comente abaixo, sempre gostamos de ler o que vocês tem a dizer!

Luis Felipe Jahn

Luís Felipe Jähn é redator e roteirista do Oficina da Net. Formado em História, é apaixonado por computadores desde o Windows 98. Começou a trabalhar no Oficina da Net no começo de 2022, sendo responsável pelas análises de hardware e periféricos. Contato: [email protected]

Perguntas frequentes

Por que não consigo ligar mais que 120 Hz no HDMI?

Vários motivos. Apesar do HDMI suportar taxas de atualização maiores que essa, a entrada da sua placa de vídeo pode não ser compatível, a entrada do seu monitor ou talvez o cabo? O problema pode até estar nos drivers do computador, então, na dúvida, utilize DisplayPort.

Olha esse TabletPhone👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário