Pequeno e compacto com ótima bateria, potente e faz boas fotos, esse celular existe? O mais recente smartphone da ASUS foi lançado no Brasil. Em 2022 o Zenfone passou a ser um smartphone compacto.

Zenfone 9 Review

No Brasil, o Zenfone 9 foi lançado no dia 18 de outubro em Gramado, aqui no Rio Grande do Sul, cobrimos o evento de lançamento. Com versões de 6GB, 8GB e 16GB, somente a 6GB está sendo vendida no Brasil, por enquanto. A fabricante inseriu um processador Snapdragon 8+ Gen 1, em armazenamento temos versões de 128 GB ou 256 GB. O produto que testamos aqui é o mais potente, tem 16GB de RAM e 256GB de armazenamento.

A tela Super AMOLED mede de 5,9 polegadas com resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz com proteção Gorilla Glass Victus.

Ao contrário de outros modelos, o Zenfone 9 chega ao mercado com apenas duas câmeras na traseira: a principal de 50 megapixels com estabilização óptica de imagem, e a secundária grande-angular de 12 megapixels. O sensor frontal, posicionado no pequeno "furo" na tela, entrega 12 megapixels.

A bateria do aparelho soma 4.300 mAh com suporte a carregamento rápido de 30 watts. O novo topo de linha da Asus também oferece compatibilidade com redes 5G, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, NFC, porta USB-C, proteção contra água IP68, alto-falantes estéreo com conector P2 e leitor de digitais na lateral.

Tela

Tela do Zenfone 9
Tela do Zenfone 9

A tela é um ponto forte do produto. Além de bonita, ela tem cores bem vibrantes e ótima nitidez. Esse tamanho de 5,9 polegadas, com bordas quase nulas, tornam o Zenfone 9 um verdadeiro smartphone compacto. A ASUS fez um ótimo trabalho na construção do produto. A qualidade que a tela oferece é demais. Ela tem iluminação máxima de 1100 nits, ao sol essa tela AMOLED brilha bem.

Performance

O que falar de performance. A ASUS é fissurada em desempenho, nos últimos anos todos os seus celulares são equipados com o que há de melhor, não foi diferente no Zenfone 9. O Snapdragon 8+ Gen1, com 16GB de RAM, fez o smartphone pegar a primeira colocação na maioria dos testes sintéticos de benchmark que fizemos. No relatório do AnTuTu, foi o primeiro smartphone a passar de 1 milhão de pontos em média de três testes consecutivos.

Em jogos

Para jogar, não foi diferente. Em Asphalt 9, Call of Duty Mobile, Free Fire Max e Genshin Impact, sim até nos games mais pesados como Genshin, o Zenfone 9 rodou todos eles com 60 frames e estabilidade de 100%, com gráficos no máximo. Nos testes de benchmark ele aqueceu bem mais do que nos jogos, foram 19ºC de aquecimento, nos games ele aqueceu na média de 14ºC.

Então, meus amigos, vocês terão em mãos uma verdadeira máquina.

Bateria de celular grande

Eu não sei vocês sabem, mas a ASUS jogou uma bateria de 4300mAh nesse tamanho de celular, nenhum outro aparelho com essa dimensão tem bateria tão grande. Os celulares compactos, tendem a sofrer com autonomia, caso do S22, mas a ASUS contornou bem esse problema. Fato é que a empresa domina o mercado de placas mãe, essa experiência de engenharia, fez com que a construção interna do Zenfone 9 possibilitasse entregar autonomia de smartphone grande em um compacto. Um feito e tanto.

Nos testes pesados e repetidos que colocamos os smartphones para desempenhar, o Zenfone 9 foi capaz de manter a tela ligada por mais de 7h45min, completando o nosso ciclo, tendo consumido 95% ao final da bateria de testes. A título de comparação, o Galaxy S22 Ultra com 5000mAh de bateria, fez 7h20min de tela, o S22 normal com 3700mAh, considerado o concorrente direto do Zenfone, fez apenas 7h05min de tela ligada.

O Zenfone 9, foi o celular que melhor desempenhou nos testes com bateria menor que 4500mAh. Parabéns ASUS, saber lidar com autonomia é essencial. O carregador do Zenfone 9 leva 1h20min para completar a carga de 0 a 100%.

Vídeo incorporado do YouTube

  • Resultado final: +7h45min de tela. Completou o ciclo;
  • Consumo: 95% da bateria;
  • Carregamento: 1h20 minutos.

Design e construção

Zenfone 9 Design
Zenfone 9 Design

O design do Zenfone 9 pode ser controverso. Temos dois aspectos que comprovam essa minha teoria. O primeiro, seu tamanho. Pessoas que gostam de celulares compactos, outras odeiam, seja por ter mãos grandes, que realmente impeça o uso confortável, ou pelo simples fato de precisarem de telas maiores.

Design do Zenfone 9
Design do Zenfone 9

O segundo aspecto foi que a ASUS deixou de lado todos os dogmas e conceitos de concepção das câmeras traseiras e aplicou dois grandes círculos que comportam os sensores principal e ultrawide. Ao ver pela primeira vez causa um espanto. Essa estranheza vem justamente de algo diferente, novo. Tem pessoas que acham bonito demais, eu confesso que não gostei tanto assim.

A experiência de uso dele foi bem agradável, eu gosto dos smartphones compactos. Ah, ele conta com proteção IP68, então fique tranquilo com questão de molhar o aparelho, ele aguenta.

Câmeras

Vamos falar sobre as câmeras? O Zenfone 9 tem dois sensores na traseira, um normal de 50MP e outro de 12MP, a câmera selfie também tem 12MP, todos os sensores são da Sony. Deixo abaixo a galeria completa, depois vocês olham meus pontos e análise.

Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal
Câmera principal retrato
Câmera principal retrato 2
Câmera principal
Câmera Ultrawide
Câmera Ultrawide
Câmera Ultrawide
Selfies
Selfies
Selfies
Selfies
Selfies
Selfies
Foto noturna
Foto noturna
Foto noturna, cores não são esse azul
Foto noturna

Câmera principal

A câmera principal durante o dia tem ótimo alcance dinâmico, nitidez ok e cores que dessa vez não são tão saturadas, pelo menos durante o dia. O celular consegue compensar bem as sombras, o recorte fica bom se estiver longe do plano de fundo. Ao aproximar a pessoa de objetos o recorte começa a se perder um pouco.

Ultrawide

A ultrawide com 12MP consegue entregar qualidade similar. Apesar de ter menos nitidez, as cores são muito próximas às do sensor principal, mostrando equilíbrio e consistência.

Selfies

As selfies têm particularidades. Quando bem iluminada, a nitidez apresentada é ótima, agora a luz não é favorável, o rosto parece desfocado. As cores, entretanto, seguem o mesmo padrão da câmera principal, o que tenho gostado. Não quero ver fotos de diferentes aspectos usando o mesmo celular.

Noturnas

As fotos noturnas, a nitidez está muito boa. Quando o celular não precisa expor por muito tempo, as cores ficam boas, agora quando há necessidade de capturar mais luz, as cores vão pro espaço. Essa foto que você está vendo, as árvores não estão com o azul todo aí, aliás, nem sequer perto de ser tão azulado assim.

Outra percepção que tive com o tom roxo. Essa foto em frente ao Hard Rock Café, fiz uma com o iPhone 11, antigão para mostrar que as cores ficaram bem mais próximas do que eu estava vendo. A iluminação dos degraus virou um violeta, o vermelho do logo está meio rosado.

Se não há luz azul na foto, as cores ficam ótimas, como essa noturna da sede da AABB aqui da minha cidade.

Vídeos

Para tudo agora e olha essa estabilização de vídeo. Correndo atrás do meu filho com o celular em mãos, usando a lente ultrawide em 4K a 60 frames. O segundo vídeo, correndo também com os dois, veja que o Zenfone consegue fazer algo que eu jamais tinha visto em um smartphone.

Outro vídeo fazendo embaixadas, olha as cores, olha o movimento da câmera suavizado, com ótima nitidez.

O ultrawide da câmera não é tão ultra assim, a câmera principal já tem um tom mais aberto, o que pra mim não é tão legal. Já havia falado isso no teste do Edge 30 Fusion da Motorola também. Já a câmera frontal tem uma visão muito próxima para fazer vídeos, segurando com a mão, é difícil você enquadrar o rosto sem cortar a cabeça em vídeos horizontais.

Concorrente: Galaxy S22

Zenfone 9 vs Galaxy S22
Zenfone 9 vs Galaxy S22

O principal concorrente do Zenfone 9 é o Galaxy S22. Dois celulares compactos, potentes e topo de linha. Lado a lado, eles são bem parecidos em especificações. Ambos contam com Snapdragon 8 Gen, sendo o Zenfone 9 a versão Plus, que entrega levemente mais performance. Temos na câmera principal 50MP nos dois, 12MP para ultrawide dos dois, e um S22 com uma telephoto de 3x a mais.

O Zenfone tem bateria maior e mais duradoura, conta com entrada P2 de fones de ouvido. Os dois estão com preços próximos, vai muito de você ter preferência por marca. As telas dos dois são ótimas, o som do Zenfone é melhor, soa melhor. Samsung vai levar o S22 até o Android 16, com quatro atualizações prometidas, enquanto a ASUS até o Android 14, duas atualizações.

Em minha opinião, o Zenfone 9 vai te entregar algo fundamental, bateria. Esse aspecto é importante em um aparelho desse nível. O S22 tem autonomia bem mais fraca, mas se você não usa tanto assim o celular, o S22 vai entregar câmeras que na minha opinião fazem fotos mais bem finalizadas.

Vale a pena comprar o Zenfone 9?

Zenfone 9: Vale a pena comprar?
Zenfone 9: Vale a pena comprar?
ASUS Zenfone 9
9.3
Prós
  • Tela
  • Performance
  • Design compacto
  • Bateria duradoura
  • Proteção IP68
Contras
  • Fotos noturnas perdendo cores
  • Aquecimento em uso constante.

A ASUS não é uma marca tão conhecida no mercado de celulares, havia um movimento por parte da empresa em tornar o produto mais conhecido, mas isso foi aos poucos diminuindo a ponto de quase não ter mais lançamentos, essa estratégia é da própria fabricante, que me parece ter deixado a área de celulares um pouco de lado.

Com relação a qualidade do produto, o Zenfone 9 traz melhorias constantes que evoluíram bastante desde o Zenfone 6, onde a ASUS tem focado bastante nas câmeras. A estratégia de trazer apenas um Zenfone esse ano, focando no mercado de compactos pode ser uma solução nichada. Fato é que o Zenfone 9 é o celular compacto que entrega os benefícios de um smartphone grande em corpo de um pequeno.

Minha avaliação de preço para a versão de 6GB é pela faixa de R$ 3.200, esse é um valor justo. Aliás, a ASUS trouxe ele com preço bem convidativo.

Avaliação do Zenfone 9

As notas que o Zenfone 9 recebeu em nossa avaliação:

  • Nota 9,0 para câmeras
  • Nota 8,3 para bateria
  • Nota 10,0 para performance
  • Nota 9,5 em design e construção
  • Nota 9,5 em tela.
  • RESULTADO geral Nota 9,3.

Com esse resultado, o Zenfone 9 assume a 3ª posição do ranking dos melhores celulares analisados aqui no Oficina da Net, show de bola ASUS.

Onde comprar?